quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

QUINOA REAL

QUINOA REAL

Seu valor nutritivo é tão grande que a Nasa a selecionou para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.

Os incas a cultivavam há 8 mil anos, a veneravam como símbolo religioso e a chamavam de "Grano Madre" ou "Grano de Oro".

Conhecido em todo o mundo, o cereal no Brasil é encontrado em forma de flocos, grãos e farinha em grande parte do País. Entre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre muitos outros.


Características Nutricionais

A quinua real, variedade mais rica da quinua, é rica em proteínas (23% de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos que o corpo necessita, inclusive os dez essenciais (que não são produzidos por nosso organismo). Entre estes, destacam-se a metionina e a lisina, que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória.

Segundo pesquisas recente, é mais favorável ao crescimento humano do que o leite, por exemplo. O valor protéico mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimiladas. Na quinua, o índice é de 75; a carne tem 60; o leite, 72; o trigo, 60, e o milho, 44; isto significa que a quinoa possui uma proteína de alta absorção e digistibilidade.
A quinua real ainda é rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 (e, em menores quantidades, as E e C) e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Tem baixo índice de colesterol e o seu valor calórico é alto: 347kcal para cada 100g, o que a faz ser indicada para atletas.
Apesar do alto valor protéico, não possui glúten, alimento presente no trigo, malte, cevada e aveia, que não pode ser consumido por celíacos.

é importante destacar que não somente os celíacos devem tirar o glútem da dieta, algumas vezes saturamos o organismo com esse ingrediente o que não favorece o peso saudável e ideal, ou seja, tirar o glúten por um mês permite uma desintoxicação,limpa e aumenta a eficácia do organismo e, se algumas vezes nos sentimos “inchados” e não conseguimos a promoção de um emagrecimento saudável, esta é uma opção no tratamento.

Benefícios

Por suas características, a quinua é indicada nos seguintes casos: combate à anemia, problemas urinários e de fígado, tuberculose, desnutrição crônica e osteoporose, entre outros.

Ainda, atua na redução de danos gastrointestinais, na melhora da imunidade, na regulação das funções cardiovasculares e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.

Seu consumo é indicado para vegetarianos por possuir alta carga protéica,diabéticos, grávidas e lactantes também podem usá-la.
A lisina presente na quinoa é um aminoácido fundamental no desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.

É também ideal para o consumo de mulheres, por conter fitoestrógenos, substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa.

O cereal é ainda uma alternativa para atletas, pois aumentam a elasticidade das fibras musculares e tem alto valor calórico.

Receitas com QUINOA (QUINUA)

TABULE DE QUINOA

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa-real em grãos
1 tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
raspas de 1 limão
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de água
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque a quinoa-real e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar.

2. Na tigela com a quinoa, misture todos os outros ingredientes e mexa bem. Leve à geladeira.

3. Um pouco antes de servir, tire o tabule da geladeira e deixe descansar um pouco à temperatura ambiente. Se quiser, sirva com coalhada seca e pão sírio.

Suco com Quinoa

Ingredientes

2 colheres de quinoa
1 maçã e 1 banana (ou frutas a seu gosto).
1 copo médio de água (pode ser leite)
açúcar a gosto ou adoçante

Preparo

Bater tudo no liquidificador.

Continue Reading...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ceia de Natal Saudável


O cardápio de natal é sinônimo de fartura associado na maioria das vezes ao lado afetivo dos alimentos são repletos de carnes variadas, guloseimas de todos os tipos e tortas diversas, doces e salgadas, fontes de calorias e gorduras o que no final da época das festas são sinônimo de quilinhos a mais na balança.

Podemos, então, quebrar a tradição e optarmos por cardápios mais saudáveis?

Sim...está opção é a melhor escolha para que possamos com saúde e claro elegância desfilarmos nesse verão em plena forma.

Veja algumas dicas e “trocas inteligentes” para Natal e festas de fim de ano.

FRUTAS: são excelentes e enfeitam a mesa de uma forma colorida e muito saudável, a opção é dar toque nacional escolhendo frutas da nossa região ou da época. As mais indicadas são o pêssego, o abacaxi e a pêra.

Alimentos oleosos como nozes e castanhas, podem ser consumidos em pequenas quantidades, picadas e misturadas à salada ou ao arroz.

As carnes gordurosas como lombo, tender e pernil, consumidas em excesso são extremamente calóricas, devem ser evitadas ao compor o cardápio.

Para evitar o risco de doenças cardíacas, é preferível que sejam substituídas por carnes brancas como peito de peru, chester e frango e, claro, o peixe como uma ótima opção pelos seus benefícios. Veja:

PEIXES:Escolha os de água profunda, como o salmão, a sardinha, o arenque e a truta, que possuem uma camada de gordura para manter a temperatura. Essa gordura benéfica é conhecida como Ômega 3 e contribui para a saúde das artérias e do coração.

Para acompanhar as carnes e assados, a tradicional farofa e o típico arroz de Natal são opções muito bem vindas. Mas cuidado com o excesso calórico!! Escolha uma opção somente:ou arroz ou farofa!

Para a farofa, bons acompanhamentos são frutas como maçã, abacaxi e banana, além de frutas secas como uva, damasco e ameixa.

Ainda...nesse Natal não exagere no sal! Prefira ervas como orégano, sálvia,manjericão entre outras e especiarias como açafrão, pimenta, azeite balsâmico e açafrão que possuem efeito termogênico além função antioxidante, que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.

Uma dica importante: prefira bebidas sem álcool. No mercado encontramos frizantes sem álcool que são opção mais politicamente corretas, ainda mais quando temos crianças ou filhos adolescentes em casa. Previna-se!!!

Feliz Natal e boas festas repleta de saúde a todos!!!

Continue Reading...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESCOLHAS SAUDÁVEIS FAZEM A DIFERENÇA


Este artigo é de autoria da Dra.Nutricionista LORENE YASSIN ANZUATEGUI

Coordenadora docente do curso de Nutrição do CESCAGE- Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Escolhas saudáveis fazem a diferença

Fala-se muito sobre alimentação correta, saudável, balanceada, nutritiva... mas ainda há dúvidas sobre o que isso realmente quer dizer na prática, ou seja, na hora das refeições.

Alguns fatores devem ser levados em conta quando o assunto é alimentação. O primeiro passo é entendermos que existem dois tipos de fome: a fome propriamente dita que normalmente é saciada em intervalos de três a quatro horas ao longo do dia a qual satisfazemos no café da manhã, no almoço e jantar. Já o segundo tipo é a fome de nutrientes: nosso corpo precisa alimentar-se de 51 tipos diferentes de nutrientes todos os dias. Quando ele não recebe o suficiente, reclama, da mesma forma que reclama quando está com o primeiro tipo de fome descrito. Porém, nessas horas, ele está pedindo QUALIDADE, e não quantidade.

Os nutrientes necessários ao organismo estão presentes em um prato variado, colorido e composto basicamente de três grupos básicos de alimentos: construtores (proteínas animais e vegetais), energéticos (carboidratos e gorduras) e reguladores (frutas, legumes e verduras).

Porém, atenção! Pois a sua escolha pode fazer toda a diferença. A alimentação voltada para o bem-estar inclui pelo menos uma vez por semana porções generosas de peixes ricos em ômega-3 como o salmão, cavala, arenque, truta, bacalhau e sardinha. Nos outros dias, recomenda-se optar por carnes proveniente de cortes magros e de preferência cozida ou grelhada. Saladas verdes devem ser consumidas em abundância e boas opções são chicória, alcachofra, espinafre, brócolis e agrião. Estes contêm nutrientes que previnem doenças além de muita fibra necessária para o bom funcionamento intestinal.

Para beber, sucos cítricos e frescos, sobretudo o de laranja, goiaba, morango, açaí e acerola que são riquíssimos em antioxidantes (amenizam o envelhecimento). Aqui é importante lembrar que líquidos, quando em volume maior que 100 ml, devem ser ingeridos meia hora antes ou duas horas depois das refeições para que a digestão seja realizada de forma eficaz, ou seja, sem complicações e com aproveitamento máximo de todos os nutrientes.

E não pense que doces estariam cortados do seu cardápio. Não! Mas as melhores escolhas são aqueles preparados com mel, açúcar mascavo ou com o açúcar natural das frutas doces.

Ainda é importante conhecer que há gorduras “boas e más”. As boas são as encontradas em óleos de origem vegetal: óleo de girassol, milho, gergelim, soja, oliva e óleo de canola. As más são gorduras de origem animal como a banha, por exemplo. Estas podem sofrer processos no nosso organismo que acarretam em doenças cardíacas e vasculares.

Quanto menos refinados e livre de aditivos forem os alimentos melhores eles serão em termos de saúde. Portanto: trocar a farinha branca pela integral, açúcar refinado pelo mascavo, os sucos artificiais pelos naturais das frutas, deixar de lado o excesso de proteína animal (carnes, leite e ovos) e assim por diante.

Devemos lembrar sempre que a alimentação deve ser pensada individualmente e o nutricionista é o profissional que auxilia você a fazer escolhas segundo suas características particulares. Com tudo isso a melhor troca que você estará fazendo mesmo é a da doença pela saúde.

Nutricionista Lorene Yassin Anzuategui

CRN8 2285

Continue Reading...
 

My Blog List

Seguidores

Nutrielen Copyright © 2010 WoodMag is Designed by Born Informatica for web Designer Ricardo Born